Yu Yu Hakusho: Diferenças entre Mangá e Anime

O anime fez 25 anos em 10 de Outubro de 2017


O anime é incrível, mas e se você descobrisse que na verdade a história é bem maior? Capítulos inteiros do mangá foram ignorados no anime, coisa rara de se fazer numa série com tantos episódios.

- O início - 

Nos dois primeiros volumes das edições encadernadas só há aventuras com Yusuke como fantasma. Enquanto no anime ele volta à vida no quinto episódio, no mangá ele ressuscitou no capítulo 17! O problema é que nesta fase não havia pancadaria, era só um lance mais "espiritual".

Até o momento em que Yusuke possui o corpo de Kuwabara (2º episódio), a história bate direitinho mas a partir daí começam as aventuras além vida de Yusuke, onde ele ajuda várias pessoas com problemas e assusta outras, fazendo valer sua fama de bad boy. Afinal, Yuu-suke significa "ajuda confinada", sendo "confinada" vinda de "espírito confinado" (yuu-rei), a expressão japonesa que designa "fantasma". E Urameshi, por sua vez, são duas palavras, mas lendo-se de uma vez fica igual à palavra Urameshii (ressentimento) que os fantasmas, segundo os japoneses, costumam dizer para assustar os vivos.



- Capítulo 4 - 

O garotinho Shuuta não conseguia superar a morte do seu cão de estimação, Jiro. Jiro sempre o protegeu de grandalhões. Agora Shuuta está desesperado. Portanto, o espírito de Jiro não pode descansar em paz, preocupando-se com o dono. Em sonho, Yusuke faz papel de Diabo, dizendo que Jiro ficou preso à Terra por culpa de Shuuta e agora não poderá mais ir ao Paraíso. Yusuke maltrata Jiro para despertar em Shuuta coragem para ser forte. Yusuke finge sucumbir aos golpes de Shuta para manter o disfarce, tendo uma desculpa para "liberar" Jiro para o Paraíso. Assim, Botan leva Jiro e Shuuta adquire autoconfiança.


- Capítulo 5 - 

A alma de uma garota que morreu antes de sair com um namorado pela primeira vez fica lhe esperando no local de encontro. Yusuke sai com ela, realizando seu desejo. Assim, Botan pode levá-la para o além em paz.



- Capítulo 6 -


Yusuke ajuda um texugo (animal comum no Japão, sujeito de vários mitos, dentre os quais a transformação em qualquer coisa), retribuindo o favor a um velho que lhe salvou a vida quando bebê. O velho perdeu toda a família num acidente de trânsito, após o qual seus parentes distantes vieram pedir a herança. Vendo sua ganância, se fechou em casa, desacreditado com as pessoas e tornando-se totalmente amargo. O texugo toma a forma do amado neto do velho para lhe confortar nos seus últimos dias. Por ser inexperiente, não consegue desfazer a cauda, mas a oculta de pessoas normais com seu poder. Como o velho estava próximo à morte, não adiantou, mas ele fingiu acreditar ser realmente seu neto. No último dia, o velho pede que fique até depois do amanhecer, mas como o poder da lua se desfazia nessa hora, o disfarce foi por água abaixo. É então que o velho revela que sabia da verdade o tempo todo, e morre abraçado com o texugo.


- Capítulo 7 -


Aqui entra o capítulo em que Yusuke ajuda Kuwabara a tirar boa nota na prova para ajudar seu amigo (o 3º episódio do anime).



- Capítulos 8 e 9 - 

Yusuke ressuscita por um dia para salvar a pele de Keiko de uma gangue de arruaceiros.


- Capítulo 10 - 

Aqui aparece a primeira grande diferença do anime. Sayaka nunca foi no mangá uma investigadora mandada por Koenma. Na verdade ela era o fantasma de uma menina que morreu sem amigos. Durante a noite, visitava os sonhos de Shuuta e brincavam juntos. O trabalho de Yusuke aqui foi pesado, pois o espírito dela era muito forte e desejava levar o garotinho consigo para o além. Finalmente, Urameshi consegue fazer Sayaka deixar Shuuta em paz e daí para a frente ela o acompanha em suas aventuras.



- Capítulos 11 e 12 - 

Yusuke, Sayaka e Botan salvam a vida de uma garota que estava sendo perseguida por um demônio que fôra convocado acidentalmente pela sua melhor amiga num momento de inveja.


- Capítulos 13 e 14 - 

As coisas ocorrem mais ou menos como no capítulo 4 do anime, em que Yusuke quase tem o corpo carbonizado. A diferença principal é que Yusuke não quebrou o ovo para salvar Keiko. Quem abriu o caminho pelas chamas foi o próprio Koenma, usando seu poder divino.


- Capítulos 15 e 16 - 

Yusuke possui o corpo de Matsuo, um amigo que só se dá mal na vida, ajudando-o a treinar e ganhar autoconfiança até vencer sua primeira luta de boxe na escola. Com esta última boa ação, Urameshi é aprovado para a ressurreição.


- Capítulo 17 - 

É igual ao episódio 5 do anime.

Até chegar na pancadaria muita coisa foi cortada, e deu para perceber que havia uma busca por parte do roteirista em ir para o lado mais espiritual. Mas o interesse comercial das indústrias de brinquedos falou mais alto e o que começou como uma bela história espírita acabou se transformando em ação e lutas épicas! 




- Pequenos Contos - 

Durante o mangá também ocorreram umas pequenas histórias isoladas mostrando alguns eventos sem importância para o desenrolar da história mas que nos permitem conhecer melhor os personagens. Houve uma hilária história com Hiro e Kaito, uma com Koenma e seu pai Enma na qual fica claro o que Enma realmente planeja e até uma história com um romance entre Koenma e Ayame.

Two Shots - Uma história do volume 7 que conta quando Hiei e Kurama conheceram-se um ano antes de conhecerem Yusuke. Clique aqui para ler o resumo.


- Amenizações - 

Como sempre acontece quando um mangá se torna desenho animado (anime), em Yu Yu Hakusho as cenas mais sangrentas foram amenizadas para evitar quaisquer problemas. O mesmo aconteceu com certos hábitos e comportamentos dos personagens. 

Muitos espectros que Yusuke matou sangraram mais do que aparece no anime. Por exemplo Kyuukonki, que roubou a Gema do Demônio Faminto. O tiro da Bola Espiritual estourou o crânio do comedor de espíritos.

As vítimas do irmão mais novo de Toguro não tiveram mortes tranquilas, voando tripas para todo lado.

Praticamente todos os duelos do Torneio das Trevas tiveram mais sangue que no anime. Não dá nem para mencionar aqui, mas o que não faltou foi demônio estraçalhado com as tripas de fora.

Yusuke fuma no mangá, por isso que o professor Takenaka pegou tanto no pé dele no primeiro episódio, no mangá ele mal passou do portão do colégio para a calçada e já estava acendendo o cigarro! E é isso o que ele fica fazendo no teto do prédio do colégio, não fica apenas pensando na vida e relaxando (ou chupando balas).

Nenhuma luta foi cortada e os diálogos foram mantidos na íntegra o máximo possível. Quem conseguir comprar o mangá não vai precisar se preocupar muito em entender o que acontece, desde que tenha assistido o anime pela Manchete.



- Shizuru - 

Por alguma razão desconhecida, no anime a mãe de Yusuke não foi para a Ilha do Enforcamento assistir ao Torneio das Trevas com Keiko, Botan e Shizuru. Algumas cenas com ela acabaram sendo feitas pela irmã de Kuwabara. Além disso, no mangá Shizuru não tem nenhum romance com Sakyo, este que foi bem amenizado no anime. No mangá Sakyo não passava de um maníaco apostador que gostava de cortar animais.



- O Final -

No torneio final no inferno foram registradas as mesmas lutas tanto no mangá como no anime, mas o mangá não mostrou a maioria. Além disso, Yusuke não voltou ao Mundo dos Humanos após um ano e meio, mas após os 3 anos que prometeu, e o beijo enter Keiko e Yusuke que vimos no anime não aconteceu no mangá.


Eu estou satisfeito com o anime, e você?

Ainda não assistiu? O que está esperando?! Este é um dos melhores animes de todos os tempos!

Vale muito a pena assistir!


Gostou do post?
Deixe seu comentário!




Nenhum comentário:

Postar um comentário